#3 Amargo Pesadelo

still-of-burt-reynolds,-jon-voight-and-ned-beatty-in-deliverance

Uma obra recheada de lendas sobre a sua produção, Amargo Pesadelo é um clássico do cinema impossível de ser esquecido.

Para a época de realização, 1972, Amargo Pesadelo tinha uma história muito pesada. Fora isso, o diretor John Boorman não havia dinheiro o suficiente para a contratação de dublês, sendo que os atores teriam que realizar todas as suas cenas (e assim fizeram), mesmo as mais perigosas, sem qualquer tipo de ajuda. Esse é um dos motivos de Burt Reynolds ter quebrado uma costela durante as filmagens. Por conta disso, muitos atores foram cogitados para os papéis principais (Lewis e Ed) mas acabaram rejeitando justamente por não haver dublês, questões de idade, e temática. Nomes como Marlon Brando, Jack Nicholson, Lee Marvin, Donald Sutherland, Charlton Heston, entre outros.

Há também uma história que circula por aí, que o garoto da cena do “duelo de banjos” seria um autista que a produção acabou encontrando por acaso quando foi filmar uma cena, e que a cena que aparece no filme não estava no roteiro e o diretor acabou captando sem querer. Uma besteira sem tamanho. O garoto que parece um autista (ele foi maquiado justamente para este propósito) é na verdade um ator, que acabou trabalhando posteriormente com Tim Burton em Peixe Grande (2003).

Amargo Pesadelo pode ser lembrado por muitas coisas hoje em dia, suas lendas, todos os atores que não aceitaram participar do filme, seja pelas cenas perigosas ou pela temática pesada, mas o principal de tudo é que é um baita filme. Memorável por sua história, pelas excelentes atuações de John Voight, Burt Reynolds, Ned Beatty (seu primeiro filme) e Ronny Cox, pela trilha sonora exata em suas participações.

Um filme e tanto.

Amargo Pesadelo foi indicado para três Oscar em 1972. Melhor Filme, Melhor Edição e Melhor Direção.

deliverance

Amargo Pesadelo (Deliverance). EUA 1972. 110 min. Direção de John Boorman. Roteiro de James Dickey. Com Burt Reynolds, John Voight, Ned Beatty, Ronny Cox, Billy Redden.

NC: 8     NP: 7     IMDB: Amargo Pesadelo

Por: Ricardo Lubisco

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s