#50 A Vida é Bela

vittaebella

A Vida é Bela é um filme italiano, vencedor de mais de 55 prêmios ao redor do mundo, incluindo 3 Oscar (Melhor Filme Estrangeiro, Ator, Trilha-Sonora) em 1999 e também o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1998. Prêmios muito mais do que merecidos, para o grande filme que Roberto Benigni deixou para nós.

É provável que muitas pessoas lembrem-se do filme apenas por ser “aquele italiano que ganhou do Central do Brasil” no Oscar. Mas ele é muito mais do que isso. É daqueles filmes que nunca cansamos de assistir, que têm realmente algo para passar para o seu público, e o “pano de fundo” da história realmente aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial.

Roberto Benigni é um dos meus cineastas preferidos, tanto em direção como atuação. Adoro seus trabalhos em Down By Law (1986), Uma Noite Sobre a Terra (1991) e O Monstro (1994). É um artista fantástico e completo, sendo capaz de entreter o público da mesma maneira e proporção com que emociona (caso de A Vida é Bela). E a história que ele criou ao lado de Vincenzo Cerami (parceiro de Benigni há décadas) é fantástica e atemporal. É preciso muita criatividade e competência para criar uma fábula envolvendo algo tão sério e triste como o Holocausto, e realizar isso perfeitamente.

Esse filme trouxe um reconhecimento merecido ao trabalho de Roberto Benigni, além de mostrar um passado vergonhoso da história da humanidade. Ver algo tão belo ser realizado em cima disso, é impagável. Palmas para esse cineasta gigante que temos o prazer de poder assistir.

 

life_is_beautiful_ver1

 

A Vida é Bela. (La Vitta è Bella). ITA 1997. Direção: Roberto Benigni e Rod Dean. Roteiro de Roberto Benigni e Vincenzo Cerami. Com Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giorgio Cantarini, Marisa Paredes.

NC: 9     NP: 10     IMDB: A Vida é Bela

Por: Ricardo Lubisco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s