A Difícil Arte de Amar

heartburn

Essa é uma das raras vezes em que o nome de um título no Brasil é melhor do que o original. Lançado em 1986, Heartburn (título original) é um romance auto-biográfico da escritora e roteirista americana Nora Ephron. Ela mesma escreveu o roteiro para o filme sobre amor, casamento, divórcio e filhos.

A minha visão sobre o filme não é ruim, apesar de as qualidades cinematográficas dele serem muito poucas. Mas partindo do princípio que o filme mostra exatamente a história como ela é, acredito que o diretor Mike Nichols realizou um trabalho competente.

É um filme agradável  e com uma ótima atuação da Meryl Streep, que protagoniza o filme ao lado de Jack Nicholson. Há ainda uma pontinha de Kevin Spacey, que realizou seu primeiro trabalho no cinema neste filme.

Os problemas de casamento são bem retratados e mostrados de maneira natural, representados de uma maneira simples pelos atores, com alguns momentos de destaque. Como disse Roger Ebert em sua crítica na época de lançamento do filme, a história poderia talvez não ser tão auto-biográfica e ser mais envolvente em alguns momentos, principalmente o adultério e como o personagem de Jack Nicholson lidava com isso. A visão que temos é em todo o momento da personagem de Meryl.

Sobre o título em português, ele resume todo o filme em apenas uma frase.

heartburn (1)

 

A Difícil Arte de Amar (Heartburn). EUA 1986. 108 min. Direção de Mike Nichols. Roteiro de Nora Ephron. Com Meryl Streep, Jack Nicholson, Jeff Daniels, Maureen Stepleton, Milos Forman, Kevin Spacey.

NC: 5     NP: 6     IMDB: A Difícil Arte de Amar

Por: Ricardo Lubisco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s